Como fidelizar um cliente?
Como fidelizar meu cliente
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Hoje, as pessoas estão vivendo um comportamento e expectativas diferentes de alguns anos atrás. Elas pesquisam mais e tem acesso fácil às informações sobre preços - produtos - serviços disponíveis no mercado. Além disso, sabem exatamente o que você pode entregar, comparam e compartilham.
Esse novo perfil de potenciais consumidores são mais desafiadores para o seu negócio do que os próprios concorrentes diretos, porque eles podem conhecer mais sobre você, do produto que comercializa ou serviços que presta.
O conhecimento aumenta exigências e expectativas dos Clientes. Não dá para ficar inerte - vendo pessoas abandonarem a sua empresa e encontrar o "refúgio" em outra, por isso, continue lendo este artigo até o fim, aprenda muita coisa que poderá usar no seu negócio.
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Conteúdo/ informação
As empresas precisam perceber essa diferença o quanto antes. Além disso, precisam tornar-se referência para seus clientes, em tudo. Em outras palavras, elas precisam "completar" os seus clientes de alguma forma, seja fornecendo produtos ou soluções.
Outros pontos bastantes interessantes, são os meios e formas em que se busca informar ou educar o seu consumidor.
Existem discrepâncias na relação no meio em que tudo se dá.
Os meios - Conhecidos os seus clientes, você sabe que aproximadamente 10% deles, são pessoas o seguem em alguma rede social como o Facebook ou Twitter. Este número pode variar em função do engajamento do público com a sua empresa.
As redes sociais são ferramentas importantíssimas para quem precisa encurtar distancias com o seu público e aumentar possibilidades de novos negócios. Se você não tem pelo menos uma página no Facebook, recomendo que crie uma agora, porque se quiser fazer algo diferente para aumentar as vendas, conquistar mais clientes, abrir novo canal para divulgar sua marca ou produtos, deverá começar por aqui primeiro.
Formas - Parece simples postar mensagens, convites e ofertas. Realmente é verdade! Más, não deve ser feito como, geralmente, muitas pessoas que não conseguem resultados.
Essas pessoas, que não conseguem nada, são as mesmas que fazem o tradicional "copia e cola". Não funciona, porque a mensagem dever ter o que eu chamo de "individualidade coletiva", em breve vou trazer para vocês um artigo sobre isto.
No momento, você precisa saber que esta "individualidade coletiva", pode fazer com que as pessoas se engajem muito mais com a sua mensagem e ainda criem expectativas que você pode suprir.
Imagine, cada pessoa tem um perfil e uma forma receptiva e, talvez, a única de receber e interagir com a sua mensagem. -Elas não gostam de ver ou ler qualquer coisa.
Imagine também, que elas pertencem a um grupo de pessoas com necessidades iguais.
-Elas não fazem nada se outras não fizerem primeiro.
Então, porque fazer posts repetidos? O fato de funcionar para um, não significa que dará certo para outro - É uma total perda de tempo insistir nisto!
Os meios - Conhecidos os seus clientes, você sabe que aproximadamente 10% deles, são pessoas o seguem em alguma rede social como o Facebook ou Twitter. Este número pode variar em função do engajamento do público com a sua empresa.
As redes sociais são ferramentas importantíssimas para quem precisa encurtar distancias com o seu público e aumentar possibilidades de novos negócios. Se você não tem pelo menos uma página no Facebook, recomendo que crie uma agora, porque se quiser fazer algo diferente para aumentar as vendas, conquistar mais clientes, abrir novo canal para divulgar sua marca ou produtos, deverá começar por aqui primeiro.
Formas - Parece simples postar mensagens, convites e ofertas. Realmente é verdade! Más, não deve ser feito como, geralmente, muitas pessoas que não conseguem resultados.
Essas pessoas, que não conseguem nada, são as mesmas que fazem o tradicional "copia e cola". Não funciona, porque a mensagem dever ter o que eu chamo de "individualidade coletiva", em breve vou trazer para vocês um artigo sobre isto.
No momento, você precisa saber que esta "individualidade coletiva", pode fazer com que as pessoas se engajem muito mais com a sua mensagem e ainda criem expectativas que você pode suprir.
Imagine, cada pessoa tem um perfil e uma forma receptiva e, talvez, a única de receber e interagir com a sua mensagem. -Elas não gostam de ver ou ler qualquer coisa.
Imagine também, que elas pertencem a um grupo de pessoas com necessidades iguais.
-Elas não fazem nada se outras não fizerem primeiro.
Então, porque fazer posts repetidos? O fato de funcionar para um, não significa que dará certo para outro - É uma total perda de tempo insistir nisto!
E mais, tudo segue esta ideia também - Grandes empresas não postam uma vírgula nas redes sociais, em blogs, no e-mail marketing ou ligam para os qualquer cliente, sem conhecer seu perfil e, ao menos, sem possuir um planejamento de marketing - pelo simples fato, que não vai dar certo! Acredito que você não deveria também! Veremos adiante, em outro post, planejamento de campanhas de marketing.
Informação - E quando você receber um "curti" no post na sua fã Page, dependendo da sua estratégia, isso pode não siginificar, principalmente, uma garantia de compra / um compartilhamento / um comentário pode ser bom, porém, todos indicam um engajamento das pessoas com seu conteúdo. Isso pode ser bom, desde que seja uma estratégia buscada dentro do seu planejamento de marketing.
Tome cuidado para que suas mensagens não sejas iguais, contenham erros ortográficos, sem sentido, imagens que não fazem qualquer conexão com a mensagem. Seus anúncios não podem ser publicados da mesma forma em todos os lugares, porque você pode ser punido pelos sites de busca por praticar SPAM ou mesmo pelo próprio canal.
O objetivo de produzir conteúdo para o cliente, não é de encher a cabeça dele com coisas sem sentido e desinteressantes. O objetivo é de compartilhar experiências e histórias com seu cliente. Seu cliente quer consumir informações além de produtos e serviços. Sua empresa deve aproveitar e educar as pessoas para buscar soluções suas, ao invés dos outros, dessa forma, sua empresa se torna um ícone importante, uma expert no assunto, referência para ele no seu mercado e o resultado é um cliente fiel e mais vendas.
Mostre para seu cliente que sua empresa tem história e sabe oferecer soluções além de produtos ou serviços. Treine sua equipe para não vender somente produtos, ensine eles a vender soluções. Ensine seus colaboradores a importância e os benefícios que se consegue quando tudo o que se faz é voltado para a fidelização do cliente.
Prove para seu cliente:
- Você tem canais como o SAC ou redes sociais para tirar dúvidas, contatos e divulgar novidades.
- Que existe um problema que ele não percebeu ainda.
- Que seu produto faz e como pode ajudá-lo.
- Que possui um diferencial em relação aos concorrentes.
- Que sua empresa já presta serviços para outras pessoas e o quão elas estão satisfeitas com os seus serviços.
Conclusão
A produção de conteúdo não é a única forma orgânica de se adquirir novos clientes, existem outras também, que aliás, exige tempo e recursos humanos para cumprir esta tarefa. É mais barato investir neste tipo de marketing porque seu próprio pessoal pode fazer, além disso, ninguém conhece melhor as atividades da sua área do que você. Neste artigo eu procurei mostrar para você os benefícios de se praticar a criação de conteúdo correto para fidelizar o cliente.
Espero que este artigo seja realmente muito útil para você. Então, eu peço que divulgue este artigo agora mesmo entre seus amigos, curtindo ou compartilhando você nos ajuda a continuar fazendo mais artigos para pessoas e empresas.
Ah! e não se esqueça também de dizer se gostou aí nos comentários.
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Abraços e até o próximo artigo.
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