Por que as pessoas compram?
Sabemos que nenhuma pessoa é igual a outra, mas todas elas possuem dois comportamentos em comum que é muito importantes para os negócios -
Possuem um comportamento quando ficam satisfeitas e outro quando insatisfeitas depois que recebem o produto/serviço.
Possuem um comportamento quando ficam satisfeitas e outro quando insatisfeitas depois que recebem o produto/serviço.
Se imagina que este artigo não é para você, veja a seguinte pergunta...
Que diferença faz pra meu negócio, saber por que as pessoas compram?
Veja a minha resposta...
Se não sabe o que as pessoas necessitam, seguramente você não tem um produto ou serviço para elas. E SEM demanda, o seu negócio PARA!
Como bom empreendedor que é, imagino não ser necessário dar mais motivos, e por isso, eu recomendo que continue lendo este artigo até o fim para aprender por que as pessoas compram.
Isso vai fazer a diferença pra você.
Em caso de dúvidas, escreva-as nos comentários que responderemos com prazer.
Lidar com pessoas pode não ser fácil, mas isso não dá a você razões para NÃO estudar os comportamentos delas. Aprenda isso.
Dispensando apresentações, é da SATISFAÇÃO e INSATISFAÇÃO que estamos falando. Elas podem ser usadas sabiamente para criar demandas recorrentes nos negócios.
Essa satisfação é como um balde com um buraco no fundo que nunca vai se encher até a borda, ao menos, até que se dobre ou triplique a quantidade de água despejada nele para enchê-lo.
O balde são as pessoas - a água são produtos e serviços.
A grande sacada é que, NUNCA o tudo vai ser suficiente, é por isso as pessoas vão continuar sempre comprando, mesmo que não saibam disso.
Leitura recomendada: Como fidelizar meu cliente?
Agora dividiremos o comportamento das pessoas em dois pontos para entender por que as pessoas compram.
[O ANTES e o DEPOIS da compra]
Durante o tempo que antecede uma compra, pesa sobre o cliente o Desejo ou uma Necessidade eminente.
O desejo e a necessidade são elementos essenciais na vida das pessoas porque são eles que determinam uma urgência de uso das coisas.
Isso faz sentido pra você agora?
Depois da compra, precisamos saber se os Desejos e Necessidades foram alcançados. E o preço disso é Ganhar mais um cliente ou o Risco de Perdê-lo.
Então, agora que já sabe porque as pessoas compram, vá em busca delas e dê o que precisam para ficarem satisfeitas e felizes.
O desejo e a necessidade são elementos essenciais na vida das pessoas porque são eles que determinam uma urgência de uso das coisas.
Estes elementos são os principais pivores na geração de demanda para o comércio.Tem um ensinamento que sempre gosto de compartilhar com nossos clientes...
As pessoas não compram produtos ou mão de obra. Por isso desista de vender e ofereça no lugar uma transformação.É justamente esta Transformação que as pessoas procuram, e se ela acontecer conforme prometeu você verá pessoas Satisfeitas/ se fizer o contrário, chamará pessoas Insatisfeitas.
Isso faz sentido pra você agora?
Depois da compra, precisamos saber se os Desejos e Necessidades foram alcançados. E o preço disso é Ganhar mais um cliente ou o Risco de Perdê-lo.
Perder um cliente significa perder vendas.
Pra muitas pessoas, tudo dá uma razão para comprar...
Às vezes as pessoas compram errado porque não sabem o que querem, outras, não se satisfazem mesmo fazendo uma compra certa e por isso fazem uma nova compra em seguida.
Pense no seguinte, se a tua oferta promete entregar uma coisa e seu produto entrega outra coisa para seu cliente, ele vai ficar INSATISFEITO e isso vai retornar negativamente para você.
Seu cliente vai falar mal de você e do seu produto, e consequentemente ele vai afastar outras pessoas que poderiam ser teus clientes também.
Se vacilar, as pessoas não comprarão nada de você.
Se você cumpriu a promessa da sua oferta e entregou algo a mais, certamente terá mais um cliente satisfeito, porque superou as expectativas dele quando entregou mais do que precisava.
As pessoas compram um produto ou contrata uma mão de obra, porque esperam que cada uma dessas coisas traga uma transformação diferente para cada momento das suas vidas.
Aprenda que a Satisfação traz felicidade pra muita gente e que muitas pessoas passam a vida inteira em busca disso.
Se você cumpriu a promessa da sua oferta e entregou algo a mais, certamente terá mais um cliente satisfeito, porque superou as expectativas dele quando entregou mais do que precisava.
As pessoas compram um produto ou contrata uma mão de obra, porque esperam que cada uma dessas coisas traga uma transformação diferente para cada momento das suas vidas.
Aprenda que a Satisfação traz felicidade pra muita gente e que muitas pessoas passam a vida inteira em busca disso.
Então, agora que já sabe porque as pessoas compram, vá em busca delas e dê o que precisam para ficarem satisfeitas e felizes.
Leitura recomendada: Dica matadora para melhorar o seu atendimento.
Espero que este artigo seja realmente muito útil para você.
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Abraços e até o próximo artigo.
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